Em Araputanga, bovinocultores de leite aprenderam a operar e fazer manutenção em uma ordenha mecanizada. O curso foi ofertado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. A turma foi exclusiva para bovinocultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição.
Segundo o médico veterinário e técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Uéder Cabral, a capacitação foi uma forma de nivelar os conhecimentos com todo o grupo atendido. “É muito importante integrar a ATeG e os cursos, porque os conhecimentos fornecidos no treinamento trarão melhorias para as propriedades. Dentre eles estão questões como ajustes de ordenha e qualidade do leite”, destaca.
Proprietário do Sítio Vale do Paraíso, o produtor rural Sirlei da Silva abriu as porteiras da propriedade para a realização do treinamento. Segundo ele, o saldo foi positivo e impactará no dia a dia da atividade.
“Quando a gente precisava de fazer manutenção e melhorias na ordenha tínhamos que contratar alguém de fora e era um custo alto pra gente. Agora já sabemos executar o trabalho, além de que também aprendemos a tirar um leite de melhor qualidade”, destaca o produtor.
Atendido há 11 meses pela ATeG, o produtor aproveitou para contar os benefícios da assistência que proporcionou um salto na produção de leite. “Saímos de 35 litros de leite/dia e já chegamos a atingir 450 litros/dia, além da melhoria que também tivemos com o melhoramento genético”, afirma.
O colega de turma Rodrigo Soares se tornou produtor rural recentemente e está em uma constante busca de conhecimento para melhorar na atividade. “Somos novos no campo, temos pouco conhecimento e não conhecemos as tecnologias que tem hoje em dia. Por isso, o Senar tem ajudado muito com a assistência e os cursos, já que esse é o segundo que eu faço”.
Curso – O curso de operação e manutenção de ordenha mecânica traz conhecimentos sobre bem-estar animal, normas de higiene pessoais e ambientais para viabilização do processo de ordenha segundo a legislação vigente (IN.76 e IN.77), rotina completa da extração de leite com qualidade, entre outros.
De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Edmilson Luis Pinto Nunes, com este conhecimento o produtor consegue realizar com melhor eficiência e eficácia as operações do sistema de ordenha em sua propriedade. “Dessa forma, aumentará a vida útil dos equipamentos, melhorando a sanidade dos animais, produzindo leite com melhor qualidade, reduzindo custos e consequentemente aumentando sua renda”, explica.
Fonte: ASCOM Senar
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram