Grupo Técnico visa intensificação da testagem e adesão ao pré-natal
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), anuncia, nesta sexta-feira (18/10), a criação de um Grupo Técnico dedicado à intensificação do combate à sífilis congênita, quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.
O objetivo é, além da intensificação da testagem, fortalecer as ações para interromper a transmissão vertical da sífilis a partir do diagnóstico em gestantes com a adesão precoce ao pré-natal.
A estratégia reduz o risco da transmissão da mãe para o filho de diversas doenças, dentre elas a sífilis, além de reduzir a mortalidade materna e neonatal. Outro objetivo do Grupo de Trabalho é apoiar ações de saúde desenvolvidas na atenção primária de saúde.
A iniciativa compõe a programação da campanha Outubro Verde de sensibilização sobre a importância da saúde materno-infantil e a prevenção de doenças transmissíveis, com destaque para sífilis e sífilis congênita.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o grupo técnico vem para auxiliar no monitoramento e na implementação de ações para mitigar a transmissão da doença.
“Em um mês voltado para conscientização do combate à sífilis, estamos ampliando nossas ações de saúde para além do cuidado, mas também para o monitoramento e a capacitação de profissionais, para trabalhar, em conjunto, na redução dos casos”, comentou Nayara.
Pela SES-AM, integram o grupo técnico membros da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps).
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o grupo técnico vai atuar em estratégias para capacitar profissionais nos serviços de saúde, promover a importância da realização de testes e tratamentos adequados e em tempo oportuno, além de promover o fortalecimento do acesso a cuidados de qualidade durante a gestação
“A atuação integrada entre as instituições é importante para proteger a saúde das mães e dos bebês. O diagnóstico precoce em gestantes é estratégico para a redução de casos da doença em crianças com até um ano de idade. Quando tratada, em tempo oportuno, a chance de transmissão da sífilis para o bebê é reduzida”, avalia Tatyana.
Eliminação
O Brasil segue estratégias, em cenário nacional, rumo à eliminação da sífilis congênita como problema de saúde pública até 2030, intensificando os esforços de aprimoramento do manejo da infecção em gestantes e respectivas parcerias sexuais.
Monitoramento e vigilância
A FVS-RCP atua no monitoramento da sífilis adquirida e sífilis congênita no Amazonas, fortalecendo as ações de enfrentamento junto às secretarias municipais de saúde. O cenário epidemiológico das doenças está disponível em: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/154/2
A programação das atividades da campanha Outubro Verde pela FVS-RCP de 2024 incluem realização de testagens rápidas para sífilis, como estratégia complementar de saúde, durante as ações de Governo Presente, realizada aos sábados, em diferentes regiões de Manaus; e na iniciativa Saúde Presente, coordenada pela SES-AM.
Outra iniciativa é a realização do I Webinar sobre o Enfrentamento da Sífilis Congênita e Adquirida, no dia 30 de outubro, voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, coordenadores municipais de HIV/Aids/Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de integrantes de Organização da Sociedade Civil (OSC).
FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram