Papa Francisco encontra líder do MST e abençoa bandeira do movimento

No domingo, dia 19, três comportas foram abertas em Porto Alegre com o intuito de permitir o escoamento da água que está inundando a capital do Rio Grande do Sul em direção ao Guaíba.
Na sexta-feira, dia 17, a comporta número 3 localizada na avenida Mauá, esquina com a rua Padre Tomé, que estava fechada desde o dia 2, foi removida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre para facilitar o escoamento da água. A operação no centro histórico durou cerca de uma hora.
Neste domingo, o nível do Guaíba continuou a diminuir em Porto Alegre e, pela manhã, chegou a 4,43 metros no cais Mauá. Nas últimas 24 horas, houve uma redução de 12 centímetros.
É esperado que o nível do Guaíba permaneça acima de 4 metros até o início da próxima semana e acima da cota de inundação, que é de 3 metros, pelo menos até o final do mês, devido à possibilidade de mais chuvas. As fortes chuvas já causaram pelo menos 155 mortes e deixaram 806 feridos. Ainda há 89 pessoas desaparecidas.
A decisão de abrir a comporta foi tomada com base na diminuição do nível do Guaíba. A prefeitura identificou uma diferença de 40 centímetros entre o nível da água na Mauá e no cais.
Além da equipe do Dmae e de um rebocador de navios, a remoção da comporta contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O objetivo era permitir o acesso dos técnicos às casas de bombas 17 e 18.
Outras duas comportas da Mauá estão abertas neste domingo: a comporta 12, localizada na avenida Voluntários da Pátria, e a comporta 14, na avenida João Moreira Maciel. A comporta 14 sofreu um rompimento durante o processo de aumento do nível do Guaíba e está parcialmente aberta.
Nos locais que estão secos devido à baixa do nível da água, a prefeitura já recolheu 545 toneladas de resíduos entre segunda-feira, dia 13, e sexta-feira.
No sul do Estado, a água está fluindo em direção à Lagoa dos Patos, o que está causando enchentes em cidades como Rio Grande e São José do Norte, antes de desembocar no Oceano Atlântico. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na quinta-feira, dia 16, sobre a contínua elevação dos níveis da Lagoa dos Patos.
As recentes chuvas históricas no Rio Grande do Sul resultaram em inundações que afetaram pelo menos 303 mil residências e 801 estabelecimentos de saúde em 123 cidades, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao todo, 463 municípios foram afetados, e cerca de 76.955 pessoas continuam desabrigadas, enquanto 540.633 foram desalojadas.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

