Durante o encontro, foram debatidos temas como o aprimoramento da fiscalização de empresas que prestam serviços essenciais
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) reuniu-se com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para discutir o fortalecimento da cooperação entre os órgãos em 2025. O encontro ocorreu, na quinta-feira (13/02) na sede do MPF, localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona sul de Manaus, e teve como objetivo reunir estratégias conjuntas para melhorar a defesa dos direitos dos consumidores no estado, incluindo a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A reunião contou com a presença do diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe; do Procurador da República Federal Igor Jordão Alves, e da titular da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Direito do Consumidor (Prodecon/MPAM), Sheyla Andrade.
Durante o encontro, foram debatidos temas como o aprimoramento da fiscalização de empresas que prestam serviços essenciais – como supermercados e postos de combustíveis –, a necessidade de maior transparência nas informações sobre produtos lácteos e a celeridade no compartilhamento de dados entre os órgãos para fortalecer a atuação conjunta.
Segundo o advogado e diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a parceria entre o instituto e os Ministérios Públicos é essencial para garantir maior eficiência na defesa do consumidor.
“Nosso objetivo é fortalecer os mecanismos de fiscalização e garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados de forma ágil e eficaz”, destacou.
A promotora de justiça do MPAM, Sheila Andrade, ressaltou a importância da cooperação interinstitucional para coibir práticas abusivas no mercado de consumo.
“A unificação dos esforços entre os órgãos permite uma atuação mais rápida e eficiente, beneficiando diretamente a população amazonense”, afirmou.
O MPF também manifestou interesse em reforçar a colaboração, especialmente em casos que envolvam direitos coletivos e empresas de abrangência nacional. Como parte das ações planejadas para 2025, os órgãos irão definir novos protocolos de atuação conjunta e realizar treinamentos específicos para aprimorar a fiscalização e o atendimento ao consumidor.
A parceria entre o Procon-AM, MPF e MPAM busca enfrentar desafios recorrentes na defesa do consumidor, como:
Irregularidades em supermercados e postos de combustível, incluindo preços abusivos, qualidade dos produtos e falta de informações claras para os consumidores.
Deficiências na rotulagem de produtos lácteos, garantindo que informações essenciais, como composição e validade, sejam apresentadas de forma clara e acessível.
Demorar na resolução de denúncias e processos administrativos, otimizando o fluxo de informações entre os órgãos para tornar a fiscalização mais ágil e eficiente.
Práticas abusivas de empresas de grande porte e âmbito nacional, reforçando a atuação conjunta para garantir que os direitos coletivos sejam preservados.
Espera-se que essas medidas garantam mais transparência e eficiência na defesa dos direitos da população amazonense, proporcionando maior segurança e respaldo aos consumidores no próximo ano.
Fotos: João Pedro/Procon-AM
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Procon-AM: Jessika Caldas (92) 98532-0921.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

