Navio Mercosul Suape trouxe mais de 300 contêineres com insumos para abastecer indústria e comércio
Após 70 dias de restrição na navegação fluvial devido à seca histórica, o primeiro navio de carga de grande porte atracou em Manaus, marcando um momento de retomada na logística fluvial do estado. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) acompanhou, nesta quarta-feira (27/11), as operações no Porto Chibatão, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital amazonense.
De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, a retomada foi possibilitada pela recente subida dos rios, complementada por obras de dragagem e pela instalação de píeres provisórios. A articulação entre a secretaria e empresas como o Grupo Chibatão e Super Terminais garantiu a navegabilidade e o acesso seguro das embarcações, mesmo durante o período crítico.
“Os portos provisórios que foram colocados em Itacoatiara impediram que a gente tivesse uma paralisação como nós tivemos em 2023 de chegada e saída de mercadoria aqui da Zona Franca de Manaus. Então, é muito importante a chegada desse primeiro navio e a estiagem vai ficando para trás, a gente vai voltando à nossa normalidade”, enfatizou Igrejas.
Na noite de terça-feira (26/11), o Porto Chibatão recebeu o navio Mercosul Suape, trazendo mais de 300 contêineres com insumos para abastecer o comércio e a indústria local. Nesta quarta-feira (27/11), o navio Jacarandá, da Log-In, também é esperado para atracar no porto.
Entenda o cenário
Durante o período crítico da seca, os navios que abasteceram o estado precisaram atracar em píeres provisórios em Itacoatiara. A carga era então transportada em embarcações menores até Manaus, evitando o desabastecimento da região. Com a normalização das condições fluviais, as operações diretas em Manaus estão sendo retomadas gradualmente.
O diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, ressaltou a importância da união de esforços para superar os desafios da estiagem. “A gente conseguiu garantir que o nosso estado, tanto o comércio quanto a indústria, não ficassem desabastecidos. Então, o Píer Provisório foi essencial para esse processo. A continuidade disso é a subida dos rios, para que os navios pudessem chegar até Manaus. Então, o navio da Mercosul chegou ontem e começou a operar, ou seja, o navio passou direto.”
Até o momento, mais de 57 mil contêineres foram movimentados nos píeres provisórios, com 40 navios operando de forma bem-sucedida. Fidelis também mencionou que há um estudo em andamento para avaliar a possibilidade de tornar os píeres provisórios permanentes em Itacoatiara, considerando o custo e a viabilidade de uso durante todo o ano.
Fotos: Mauro Neto/Secom
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