Sejusc leva palestra a grupo de idosos sobre prevenção à surdez

Sejusc leva palestra a grupo de idosos sobre prevenção à surdez - SEJUSC

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), localizado no Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus, recebeu, nesta segunda-feira (18/11), uma palestra sobre prevenção à surdez. A iniciativa é alusiva à campanha Novembro Azul e ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. O espaço é administrado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Participaram da atividade idosos do grupo Terra Santa. De acordo com o assessor da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e fonoaudiólogo Rosevelt Gomes, palestras como esta são importantes não somente para informar a população idosa, mas, também, para identificar possíveis idosos que têm perda auditiva e não sabem.

“Estamos aqui justamente para passar algumas informações aos idosos que, possivelmente, tenham alguma perda auditiva. É fundamental para nós analisarmos e vermos, com algumas avaliações, se temos alguma [pessoa idosa] que tem essa dificuldade”, destacou Rosevelt.

Integrante do grupo Terra Santa há seis meses, o ex-sargento Francisco Davi, de 65 anos, ficou impressionado com a palestra. “Não sabia que era tão rica em conteúdo com relação à surdez. Foi de grande valia”.

Ele, que atuou durante 30 anos ensinando homens e mulheres das forças armadas a atirar, foi um dos idosos que participou de um teste de audição durante a atividade. Apesar do histórico, Francisco está com a escuta intacta. “O barulho era enorme, mas sempre usei EPIs”, frisou.

Ao longo da palestra, foram repassados alguns cuidados que se deve ter, no dia a dia, para prevenir a surdez. Uma dessas indicações pegou o ex-sargento de surpresa. “Com relação ao ar-condicionado. Sempre gostei de ares-condicionados de gaveta, achei que fossem melhores. Mas eles têm muitos ruídos e, agora, resolvi trocar o meu”, finalizou.

FOTOS: Ygson França/Sejusc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *