SES-AM cumpre agenda no interior do Estado, reforçando as políticas públicas de saúde de forma integrada
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está realizando uma série de visitas técnicas em diferentes municípios do interior, com o objetivo de fortalecer a rede pública de saúde e discutir programas e projetos. A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que essa agenda busca integrar ações dentro das políticas públicas implementadas pelo governo estadual, considerando as particularidades geográficas e as dificuldades logísticas encontradas nas regiões remotas.
Nas últimas terça e quarta-feira (14 e 15 de maio), Nayara Maksoud visitou Manicoré, enquanto equipes da SES-AM estiveram em São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Iranduba, localizados a diferentes distâncias da capital. Nesta quarta-feira (14/05), a secretária seguiu para Parintins.
“A programação segue a orientação do governador Wilson Lima, buscando aproximar ainda mais a SES-AM do interior, apoiando e definindo, em conjunto com os municípios, as melhores estratégias para ampliar o alcance do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado”, afirmou Nayara Maksoud.
Durante sua visita a Manicoré, a secretária participou de reuniões e visitas técnicas com a secretária de Saúde local, Maria Adriana Moreira, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, e o presidente do Cosems-AM, Manuel Barbosa.
Nayara Maksoud aproveitou a presença dos representantes dessas entidades, bem como da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para discutir a singularidade da região e as políticas públicas adotadas pelo governo do Amazonas para superar as barreiras geográficas.
Durante sua estadia no município, o grupo participou do lançamento do livro “Amanhã será um novo dia: SUS presente nos territórios e na vida de Manicoré-AM”, produzido pelos profissionais de saúde locais. Nayara Maksoud, Hisham Hamida e Maria Adriana Moreira receberam a Medalha de Honra do Cosems-AM, concedida a pessoas que se destacam por seus serviços na área da saúde. Maksoud possui 24 anos de carreira na rede pública.
Além disso, a secretária se reuniu com os gestores locais para discutir as demandas e ouvir sobre os fluxos de trabalho e as ações em andamento pela prefeitura. Acompanhada pela secretária-executiva Adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS) da SES-AM, Nara Ezequivel, a equipe realizou visitas técnicas a unidades de saúde na zona rural, incluindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, localizada no Distrito de Capanã Grande, e a UBS do Distrito de Nazaré.
Nayara Maksoud ressaltou a preocupação especial do governador Wilson Lima com o período da vazante, quando o acesso às áreas ribeirinhas se torna mais difícil, para garantir que essa população não fique desamparada. “Visitamos duas comunidades rurais para conhecer as estruturas das UBSs e analisar como podemos melhorar cada vez mais o acesso à saúde”, observou.
A secretária explicou que, durante o período da vazante, é necessário redesenhar o acesso aos serviços de saúde no interior do Amazonas. “O governador Wilson Lima deseja que todos os órgãos estejam alinhados para que, durante esse período, não haja prejuízos no atendimento à população ribeirinha”, enfatizou. “Em Manicoré, já temos uma equipe multidisciplinar atuando na área rural, mas estamos planejando avançar ainda mais”, acrescentou.