SES do Amazonas inicia pesquisa do SUS com os servidores da saúde

SES do Amazonas inicia pesquisa do SUS com os servidores da saúde

A iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos estados brasileiros é uma importante estratégia para promover o desenvolvimento científico e tecnológico, levando em consideração as peculiaridades e especificidades de cada região do país. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) deu início, em abril, a uma pesquisa junto aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) naquele estado.

O objetivo dessa ação é ouvir diretamente os profissionais de saúde do Amazonas, coletando informações que irão gerar dados valiosos para serem utilizados em pesquisas e estudos científicos. Essa iniciativa faz parte do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), do Ministério da Saúde, em uma parceria entre a SES-AM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O PPSUS é uma importante estratégia de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas unidades federativas, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico de acordo com as demandas e especificidades de cada região. Dessa forma, busca-se contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da saúde.

A ação conta com o apoio da Secretária de Saúde do Estado, Nayara Maksoud, que possui ampla experiência na área de saúde, educação e pesquisa, e valoriza iniciativas voltadas para a melhoria dos serviços de saúde no estado.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES/SES-AM), Fabiana Gurgel, os eixos temáticos identificados a partir dessa pesquisa servirão de base para novas linhas de pesquisas científicas na área da saúde no Amazonas, em parceria com as Fundações de Saúde e Instituições de Ensino Superior que possuem convênio com a SES-AM.

Como parte da abertura desse processo, o DGTES/SES-AM, por meio da Gerência de Educação na Saúde e Humanização, já realizou visitas aos Departamentos de Ensino e Pesquisa de algumas instituições, com o intuito de conscientizar os servidores a participarem da pesquisa. Essa ação visa fortalecer a integração entre os diferentes atores envolvidos no sistema de saúde do estado, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco