Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O setor de serviços no Brasil apresentou uma queda de 0,9% em sua atividade na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o analista da pesquisa, Luiz Almeida, esse resultado reflete um movimento de compensação após meses anteriores de alta.

“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, explica o técnico do IBGE.

Além desse grupo, a queda também foi registrada nos setores de informação e comunicação (-1,5%), transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%). Apenas as atividades de serviços prestados às famílias apresentaram variação positiva, com alta de 0,4%.

Apesar dessa queda em fevereiro, o volume de serviços ainda se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, houve um crescimento de 3,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. Nos últimos 12 meses, o acumulado ficou em 2,2%.

O IBGE também informou uma queda de 0,8% no índice de atividades turísticas em fevereiro, na comparação com janeiro. Esse foi o segundo desempenho negativo consecutivo, com uma perda acumulada de 1,8% nesse setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *