O trabalho integrado das Forças de Segurança associado aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas culminou para que o estado atingisse em janeiro deste ano, 100% de eficácia no cumprimento das 24 metas estabelecidas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Os dados foram apresentados, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) aos representantes das Forças de Segurança, durante o 32° Ciclo de Gestão Para Desempenho (CGD), realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, zona sul de Manaus.
Promovido pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP, o evento tem como objetivo alinhar as estratégias de ação e destacar as unidades que apresentarem melhor desempenho nesses indicadores. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida destacou os números e voltou a ressaltar a importância do trabalho integrado das Forças de Segurança.
“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Não temos dúvidas que as nossas equipes, a Polícia Militar, Polícia Civil com apoio do nosso Corpo de Bombeiros e da nossa Polícia Científica estão muito integradas. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais para que alcancemos resultados ainda melhores para a nossa população”, destacou o secretário.
Reduções
O coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Brito explicou que janeiro de 2025, o estado do Amazonas bateu a meta esperada em todos os indicadores. Ele informou que entre os destaques está a redução de roubo de veículos. O número de janeiro foi o menor de toda a série histórica entre os anos de 2012 até 2024. Em janeiro de 2012, foram contabilizados 622 casos, enquanto em janeiro de 2025 esse número caiu para 54.
“Homicídios foi o menor número da capital dos últimos 18 anos e o menor número do Estado dos últimos 6 anos. O roubo à rota não teve nenhum registro em janeiro de 2025, só para destacar alguns números. Também mostramos aqui a redução de cada um dos indicadores”, ressaltou.
O coronel destacou que delegados, cada comandante de unidades da Polícia Militar e Polícia Científica estiveram presentes na leitura dos dados. “Fizemos aqui uma tempestade de ideias sobre boas práticas de integração, fomentando cada vez mais o Sistema de Segurança de para que interaja, demonstrando sinergia e fazendo acontecer e chegando nesses resultados para a sociedade amazonense”, reforçou Brito.
Investimentos
Desde 2019, o Governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública, reforçando o combate à criminalidade e modernização das Forças de Segurança, entre investimento em pessoal, estrutura física, armamentos, equipamentos e novas tecnologias.
A mais recente entrega de equipamentos, avaliada em R$ 7 milhões, incluiu 320 fuzis para as polícias Civil e Militar, além de tecnologias para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As ações abrangem também a criação de programas estratégicos como RecuperaFone e a incorporação de novos policiais a partir de dois chamamentos do concurso público realizado em 2021, que totalizam 2,8 mil convocados.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

