TRE mantém cassação de Avalone por caixa dois e abuso de poder econômico
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) negou recurso ao deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e manteve a cassação contra do parlamentar por caixa dois e abuso de poder econômico nas eleições de 2018. O Pleno do TRE decidiu não aplicar multa no valor R$ 1.100 por excesso de recurso contra a decisão do órgão, proferida em dezembro de 2020.
O julgamento do recurso teve início no último dia 15 de junho. Na ocasião, a maioria da Corte seguiu o voto do relator, juiz-membro Fábio Henrique Rodrigues, para manter a cassação e a multa contra o deputado.
Porém, um pedido de vista do presidente do TRE, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, adiou o julgamento da pauta com retorno em 6 de julho.
Na última sessão, o magistrado apresentou voto divergente do relator contra a aplicação da multa. Apesar da maioria, o julgamento não foi concluído, pois o juiz Jackson Coutinho também pediu vista.
Já nesta segunda, Coutinho seguiu e voto do presidente do TRE para manutenção da cassação e não aplicação da multa. Com isso, por unanimidade, o Pleno decidiu por rejeitar o recurso contra a cassação, mas afastou a aplicação da multa.
Entenda o caso
O mandato de Avallone foi submetido a julgamento depois de a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrar R$ 89,9 mil em um carro cheio de adesivos do então candidato, em Poconé (a 100 km de Cuiabá).
No dia 10 de dezembro de 2020, por unanimidade, a Corte Eleitoral determinou a cassação do mandato do deputado e a anotação de inelegibilidade por oito anos. Nos embargos de declaração, oferecidos no dia 17 de dezembro, a defesa de Avallone alega omissões, contradições e obscuridades.
Apesar da cassação Avallone ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e enquanto isso ele segue no cargo de deputado estadual.
Caso a cassação seja mantida pelo TSE, quem ocupará a cadeira na ALMT é a vereadora de Cáceres Valdeniria Dutra Ferreira, que hoje pertence ao PSC. O primeiro suplente era o ex-deputado Saturnino Masson, que morreu em janeiro deste ano.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

