Manaus (AM) – Neste sábado (18), a Defesa Civil do Amazonas transferiu 60 moradores do estado que estavam vivendo no Rio Grande do Sul devido às inundações. O primeiro grupo, composto por 34 pessoas, chegou a Manaus pela madrugada, enquanto o segundo grupo, com 26 pessoas, chegou às 16h do mesmo dia.Essa ação faz parte da Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, iniciada pelo governo estadual em 9 de maio, com o objetivo de auxiliar as vítimas da catástrofe no estado gaúcho.
Os voos comerciais partiram de Florianópolis e pousaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Inicialmente, estava previsto que o segundo voo transportaria 32 passageiros, mas 6 pessoas não puderam chegar à capital catarinense.
A decisão de partir de Florianópolis foi tomada devido ao fechamento dos aeroportos nas áreas atingidas pelas enchentes. Por essa razão, os moradores foram orientados a se dirigirem à capital de Santa Catarina, de onde partiram de volta para Manaus.
“Recebemos mais 26 dos 32 que estavam previstos, porque 6 passageiros infelizmente não conseguiram sair de suas cidades, mas já estamos buscando alternativas para ajudá-los”, comentou o Coronel Francisco Máximo.
Abraços, lágrimas e muita emoção marcaram o reencontro das famílias, que expressaram gestos de gratidão pela chegada dos familiares e amigos. O aposentado Paulo Assunção, 70, estava desde cedo no Aeroporto Eduardo Gomes aguardando sua esposa, Ana Paula, que foi à cidade de Canelas visitar o filho.
(Foto: Divulgação)
Ao avistar o seu marido na área do desembarque, a emoção tomou conta de Ana Paula. “É um alívio grande estar em nossa terra e em nossa casa. E graças a Deus que o povo amazonense é unido para fazer a diferença e ajudar o próximo”.