Confira orientações do deputado Mario Cesar Filho sobre compras
Em antecipação ao Dia das Mães, o deputado estadual Mário César Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), ressalta a importância de orientar os consumidores sobre compras seguras e conscientes.
O parlamentar destaca a necessidade de realizar uma avaliação da situação financeira antes de efetuar compras, garantindo uma escolha responsável e evitando imprevistos. Além disso, ele ressalta a importância de verificar a qualidade dos produtos e os prazos de troca, assegurando os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Em colaboração com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), a CDC-Aleam está atenta às práticas comerciais e investigando possíveis irregularidades a fim de proteger os consumidores”, afirma o parlamentar.
Golpes virtuais
Cada vez mais consumidores estão aderindo às compras online. Entre outras razões, estão os preços geralmente mais baixos em comparação às lojas físicas e a conveniência de receber os produtos em casa. No entanto, o comércio eletrônico requer alguns cuidados especiais:
O parlamentar orienta a evitar acessar sites de lojas por meio de links enviados por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens ou redes sociais.
– Ao acessar o site de uma empresa, digite o endereço eletrônico diretamente no navegador do seu computador. Não clique no link fornecido.
– Desconfie se o site oferecer apenas opções de pagamento por PIX, boleto ou transferência bancária. Isso pode ser um forte indício de golpe. Prefira negociar com lojas virtuais que aceitam pagamento com cartão de crédito ou débito.
– Tenha cuidado com ofertas muito tentadoras recebidas por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Verifique o preço médio do produto que deseja adquirir em outras lojas concorrentes. Se a oferta estiver significativamente abaixo dessa média, desconfie.
Dicas de compras para o Dia das Mães:
– Vestuário e calçados são os itens mais populares nesta época. É recomendável ter atenção para não comprometer o orçamento e não cair em golpes.
– Verifique no momento da compra se o produto não apresenta defeitos.
– As lojas não são obrigadas a trocar artigos que foram vendidos em perfeito estado, mas geralmente possuem políticas próprias de troca caso a presenteada necessite de um tamanho ou modelo diferente ou não tenha gostado da cor.
– Antes de comprar, familiarize-se com a política de trocas da loja.
– As condições da loja para a troca de produtos devem estar claramente expostas em local visível ou descritas no comprovante de compra.
– Para efetuar uma troca, a maioria das lojas exige a apresentação da nota fiscal e a etiqueta do produto que será trocado.
– No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (como pela internet ou telefone), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o comprador tem o direito de desistir da compra em até sete dias a partir da data de recebimento do produto, sem a necessidade de explicar o motivo.