No Dia Mundial do Livro, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade, destaca a Lei nº 5.702/2022, de sua autoria, que estabelece a “Semana da Literatura Amazonense nas Escolas da Rede Pública Estadual do Amazonas”.
O objetivo dessa iniciativa é garantir o acesso dos alunos a livros, especialmente obras de escritores amazonenses, a fim de promover e fortalecer o ambiente de aprendizado. A Semana da Literatura Amazonense, além de celebrar o Dia Mundial do Livro, visa valorizar os autores locais, que contribuem significativamente para mostrar ao mundo o imaginário amazônico, com suas lendas e mitos.
Conforme a lei em vigor, a Semana da Literatura Amazonense deve ser realizada em todas as escolas da rede pública do Amazonas durante o mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.
Além disso, a lei estipula a distribuição de exemplares da literatura amazonense aos alunos da rede pública durante a Semana da Literatura Amazonense, bem como a garantia de que as escolas da rede estadual disponham de exemplares da literatura local em suas bibliotecas.