Pesquisa revela item mais comprado pelos sul-mato-grossenses e resposta pode te surpreender

Jornal Midiamax

O setor de compras online em Mato Grosso do Sul tem crescido de forma exponencial. Em um ano, o e-commerce no Estado registrou um aumento significativo de, 266%, passando de R$ 303 milhões em 2022 para R$ 1,1 bilhão em 2023, maior alta do Brasil. Esse crescimento levanta a questão: o que não sai do carrinho dos sul-mato-grossenses?

Conforme levantamento da Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico do país, ao mapear o comportamento de compra dos usuários foi possível identificar o item mais adquirido pelos consumidores de MS. Surpreendentemente, o produto mais popular em Mato Grosso do Sul foi a: cesta de basquete.

Os dados analisaram as categorias e os itens mais vendidos em cada estado do Brasil, considerando produtos com vendas acima da média nacional entre abril e setembro de 2024. O levantamento revelou ainda que há uma diversidade de preferências regionais e hábitos específicos de consumo. Assim, existe uma variedade de produtos que ganham popularidade nas vendas online de cada região do país.

Itens mais vendidos entre os estados

Ao nível nacional, itens para casa, lazer e estilo de vida estão entre os mais procurados, liderando as vendas online:

Centro-Oeste

Nos demais estados do Centro-Oeste, itens de lazer e estilo de vida também dominam as preferências de compra. Em Goiás, lanternas para acampamento lideraram as vendas, enquanto no Mato Grosso, os canivetes aparecem como os mais procurados. No Distrito Federal, o destaque são para as boias para natação.

Sudeste

No Sudeste, o suporte de parede para TV figura entre os itens mais vendidos no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a preferência vai para jogos de videogame. Itens de moda também são populares na região: em Minas Gerais, as botas lideram as vendas, e no Espírito Santo, as sandálias femininas se destacam entre as mais compradas.

Sul

Na região Sul, os itens de moda lideraram as preferências de compra. Paraná, a meia-calça está no topo do item mais procurado, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as jaquetas femininas dominaram as vendas.

Nordeste

No Nordeste, os consumidores demonstraram interesse em equipar e melhorar seus veículos. No Maranhão, a alça traseira de moto foi o item mais vendido, enquanto na Paraíba, lâmpadas para faróis lideram as compras. Em Piauí, o foco está no desempenho, com escapamentos para motos, sendo o item mais procurado. Já em Alagoas, a prioridade está na manutenção, com ferramentas para motocicletas como o produto mais adquirido.

A lista inclui ainda outras preferências regionais: no Ceará, as lunetas estão entre as mais vendidas; em Sergipe, o destaque vai para bicicletas; na Bahia, tamancos femininos lideram as vendas; no Rio Grande do Norte, processador de áudio têm alta procura; e, em Pernambuco, o sapatênis é o preferido entre os consumidores.

Norte

Por fim, na região Norte, a tecnologia foi o grande destaque. No Acre, o item mais vendido foi o drone com câmera 8K, enquanto em Rondônia as baterias para drone tiveram alta procura. No Amapá, os smartphones conquistaram o público, e no Pará, a preferência recai sobre tablets, valorizados por suas telas maiores.

Além disso, a lista revela que os relógios foram os itens mais vendidos tanto no Amazonas, com destaque para os modelos masculinos, quanto em Roraima, onde os modelos femininos lideraram as compras. No Tocantins, o destaque ficou para lanternas de mergulho.

Gado, adubo e smartphones impulsionaram vendas online em MS

Dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional apontam três setores como principais responsáveis pelo crescimento do e-commerce de Mato Groso do Sul. Entre os destaques estão o setor agropecuário, com a comercialização de gado e adubos, e o varejo, impulsionado pela compra de smartphones.

No ano passado, o principal produto comercializado em Mato Grosso do Sul foi o adubo mineral ou químico, contendo os três elementos essenciais: nitrogênio (azoto), fósforo e potássio, com um valor estimado em R$ 167 milhões.

Série histórica de 2016 a 2023Série histórica de 2016 a 2023
Série histórica de 2016 a 2023 (Divulgação, Observatório do Comércio Eletrônico Nacional)

Ao analisar a série histórica de 2016 a 2023, os dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional revelam que o principal motor desse crescimento foram as vendas online de bovinos para reprodução. Ao todo, o segmento concentra R$ 1,6 bilhões do valor arrecadado no período.

No setor de compras online, destacam-se os terminais portáteis de telefonia celular, como smartphones. Em Mato Grosso do Sul, o segmento movimentou R$ 497 milhões. A nível nacional, os dados extraídos de Notas Fiscais Eletrônicas da Receita Federal mostram os smartphones como o produto mais vendido no e-commerce em 2023, R$ 10,3 bilhões em vendas.

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