Mutirões de regularização ambiental na RDS do Rio Amapá beneficiam mais de 400 agricultores familiares

Mutirões de regularização ambiental na RDS do Rio Amapá beneficiam mais de 400 agricultores familiares

Fotos: Divulgação/Sema

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou uma ação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, em Manicoré, visando a regularização ambiental das comunidades. Durante sete dias, mutirões foram organizados para beneficiar 400 agricultores familiares, oferecendo emissão de documentos, orientações e inscrições no Programa Garantia Safra.

Essa iniciativa, que ocorreu de 21 a 27 de março, teve como objetivo levar diversas políticas públicas para os moradores e pequenos produtores das 12 comunidades pertencentes à Unidade de Conservação Estadual. Rosivan Moura, gestor da RDS, explicou que o censo nas comunidades da RDS do Rio Amapá era o objetivo principal, mas aproveitou-se a oportunidade para oferecer outros serviços importantes, como a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), carteira do produtos e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A parceria com o Idam foi fundamental para a realização dessas atividades.

Mariza Lisley, gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manicoré, informou que o Idam emitiu 138 CAF e realizou inscrições no Programa Garantia Safra. A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Manicoré.

Além da emissão dos CAF nas comunidades, documento essencial para o acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, foram fornecidas orientações sobre crédito rural e programas de comercialização institucionais. As atividades foram realizadas nas comunidades Democracia, Vista Alegre e Jatuarana, que serviram como base para a ação, e também atenderam agricultores das comunidades do Pandegal, Água Azul, Santa Maria e Urucuri, Terra Preta, Santa Eva, Boa Esperança e Aldeia Kamaywá.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× FALE CONOSCO