Fotos: Divulgação/Sema
A Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou uma ação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, em Manicoré, visando a regularização ambiental das comunidades. Durante sete dias, mutirões foram organizados para beneficiar 400 agricultores familiares, oferecendo emissão de documentos, orientações e inscrições no Programa Garantia Safra.
Essa iniciativa, que ocorreu de 21 a 27 de março, teve como objetivo levar diversas políticas públicas para os moradores e pequenos produtores das 12 comunidades pertencentes à Unidade de Conservação Estadual. Rosivan Moura, gestor da RDS, explicou que o censo nas comunidades da RDS do Rio Amapá era o objetivo principal, mas aproveitou-se a oportunidade para oferecer outros serviços importantes, como a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), carteira do produtos e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A parceria com o Idam foi fundamental para a realização dessas atividades.
Mariza Lisley, gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manicoré, informou que o Idam emitiu 138 CAF e realizou inscrições no Programa Garantia Safra. A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Manicoré.
Além da emissão dos CAF nas comunidades, documento essencial para o acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, foram fornecidas orientações sobre crédito rural e programas de comercialização institucionais. As atividades foram realizadas nas comunidades Democracia, Vista Alegre e Jatuarana, que serviram como base para a ação, e também atenderam agricultores das comunidades do Pandegal, Água Azul, Santa Maria e Urucuri, Terra Preta, Santa Eva, Boa Esperança e Aldeia Kamaywá.