SBT encaminha compra exclusiva de Libertadores para TV aberta até 2022

Conmebol e SBT encaminharam um acordo e estão muitos próximos de fechar a negociação dos jogos da Libertadores em TV aberta para o Brasil. Já existem conversas avançadas por valores e condições para a emissora paulista substituir a Globo, que rompeu o contrato e não obteve sucesso na tentativa de renegociar a transmissão por valores inferiores ao acordo anterior.

A Globo mandou uma carta para a Conmebol comunicando o rompimento do contrato da Libertadores no início de agosto, como antecipou o blog. A emissora tinha um acordo de US$ 60 milhões por ano, para TV aberta e fechada, e optou pela rescisão após a confederação sul-americana não aceitar renegociar valores. O entendimento é de que a pandemia do coronavírus deveria gerar uma revisão.

Após a quebra do acordo, a Conmebol começou a procurar televisões e parceiros no Brasil para saber sobre o interesse na compra dos ativos. A negociação avançou bem com o SBT.

Já houve um acordo entre as duas partes em relação aos valores, ao número de jogos e horários das partidas da Libertadores no Brasil. Conmebol e SBT já estão nos trâmites finais de análise do contrato. O SBT terá direito a um pacote igual ao da Globo com dois jogos por rodada nas quartas-feiras.

A expectativa entre as partes é que trâmites burocráticos sejam resolvidos brevemente e o novo vínculo seja assinado até o final desta semana. A confederação sul-americana e a emissora brasileira tratam o acordo com sigilo e não falam sobre valores.

A Conmebol descartou renegociar com a Globo por conta do rompimento do contrato que estava em vigor. Um desconto dado à emissora em novo acordo também poderia gerar discussões dos outros contratos no Brasil, como Facebook e Grupo Disney. Além disso, há uma avaliação de que, ao fechar outra parceira no Brasil, a confederação sul-americana abre um novo mercado para o futebol.

Espaços a patrocinadores facilita negociação

Outro fator que pesou a favor do SBT na conversa foi o fato de o canal dar espaço aos patrocinadores da Libertadores, o que não era feito na Globo. O pacote comercial da competição sul-americana tem previsão de inclusões comerciais das empresas antes das transmissões e durante os jogos – quando da veiculação do placar em minutagem previamente definida. Mas a Globo negociou um acordo separado para não mencionar essas empresas, ao contrário do que fazia a Fox e o Facebook, por conflitos com seus parceiros.

O entendimento na Conmebol era de um desgaste com a antiga parceira por conta das seguidas recusas em vincular nomes dos parceiros do torneio. Tal interpretação gerou um sentimento de satisfação diante do novo acordo com o SBT.

Envolvidos na negociação ainda celebraram o fato de provar que “há vida” em negociações no Brasil sem a Globo, especialmente após o “blefe” da emissora de romper o vínculo atual e buscar um acordo por valores menores apostando em uma falta de propostas nacionais à Conmebol.

O SBT voltou às transmissões do futebol com a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, em junho. Houve uma disputa judicial entre a Globo e o Flamengo pelos direitos de transmissões da competição, o que levou a emissora a rescindir o contrato de direitos da competição. Com isso, o clube carioca, usando a MP 984 do Mandante, vendeu os direitos da decisão para emissora de Silvio Santos.

O sucesso de audiência do SBT com o Fla-Flu e recentes números expressivos de outros jogos fora do Grupo Globo também geraram uma certa tranquilidade na avaliação da Conmebol. Para a confederação sul-americana, partidas em outra emissora não significarão grande queda no alcance em território brasileiro.

Além do acordo encaminhado com o SBT, a Conmebol também pretende fechar uma parceria para o pacote de jogos de TV Fechada que eram do Sportv. A intenção é que isso já esteja negociado para a reestreia da Libertadores. Ainda não há uma conversa tão avançada quanta à do canal de Silvio Santos.

Globo diminui cobertura e “reagirá” com Corinthians

Diante das negativas recentes da Conmebol por um novo acordo pela Libertadores e ciente de que outra emissora de TV aberta poderia ficar com os badalados jogos, a Globo já toma providências. A primeira delas foi diminuir o espaço do torneio em sua cobertura, cortando viagens de equipes para os jogos marcados na retomada – já em setembro. O canal não enviará repórteres para as partidas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Inter, Grêmio e Athletico-PR nas próximas semanas.

Na telinha, a Globo apostará em jogos do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro para disputar audiência com o SBT no horário nobre das quartas-feiras – 21h30. A emissora transmitirá os jogos do alvinegro paulista contra Bahia, Sport e Atlético-GO nos próximos dias 16, 23 e 30, datas de rodadas da Libertadores.

Nos mesmos dias e horários, a tabela da Libertadores aponta para Bolívar (BOL) x Palmeiras e Universidad Católica (Chile) x Grêmio, no dia 16; Internacional x Grêmio e Guarani (Paraguai) x Palmeiras, no dia 23; e Flamengo x Independiente Del Valle (Equador) e River Plate (Argentina) x São Paulo.

Fonte: Uol Esportes