Silval é autorizado a se mudar para SP

O ex-governador Silval Barbosa, condenado a 13 anos e 7 meses de prisão por chefiar uma organização criminosa que desviou mais de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos, foi autorizado a se mudar para São José do Rio Preto (SP), onde deve morar com uma das filhas. O Ministério Público Estadual (MPE) emitiu parecer favorável desde que o novo endereço seja informado.

Silval ainda deve prosseguir o cumprimento da pena no regime semiaberto em São José do Rio Preto. Em abril do ano passado, juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal, já havia autorizado que o ex-governador viajasse para a cidade para participar do casamento da filha.

Em maio de 2017, após ficar dois anos preso em regime fechado, Silval firmou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República e detalhou esquemas de corrupção operados em seu governo. Tanto ele quanto empresários, políticos e conselheiros do Tibunal de Contas do Estado (TCE-MT) participaram das trâmites.

Desde maio de 2019 ele cumpre pena em regime semiaberto após conseguir progressão. Em fevereiro, Silval foi condenado a seis anos de reclusão, além de pagamento de no valor de R$ 14,2 milhões corrigidos pela taxa Selic. A sentença foi proferida pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Cuiabá, no processo referente ao caso da empresa Hidrapar.

Na decisão, o magistrado  pontuou que Silval firmou acordo de delação premiada junto ao Ministério Público Federal (MPF) e que foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sendo assim, o ex-governador cumpriria a pena inicialmente em regime semi-aberto.

Fonte: RD News