Thiago Silva retorna ao Fluminense, após quase 16 anos na Europa
O futebolista brasileiro Thiago Silva, atualmente no Chelsea (Inglaterra), confirmou seu retorno ao Fluminense, clube que o revelou no início dos anos 2000. Em um comunicado oficial divulgado pelo clube carioca nesta terça-feira (7), foi anunciado que o zagueiro de 39 anos assinou um contrato válido até junho de 2026, e espera-se que ele comece a treinar com a equipe do Flu em aproximadamente um mês.
“O jogador chegará ao Rio de Janeiro para se juntar ao elenco comandado pelo técnico Fernando Diniz em cerca de um mês, após o término de seu contrato com o Chelsea, na Inglaterra, e concluir os procedimentos de sua mudança. O zagueiro só estará apto a participar de jogos pelo clube a partir do dia 10 de julho, quando será aberta a janela de transferências internacionais”, declarou o clube em seu comunicado oficial, acrescentando que Thiago Silva voltará a usar a camisa número 3.
Thiago Silva deixou o Brasil em dezembro de 2008, quando trocou o Fluminense pelo Milan (Itália). Nascido no Rio de Janeiro, o jogador foi formado nas categorias de base do Fluminense em Xerém, bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde permaneceu dos 11 aos 18 anos. Como jogador profissional, ele atuou em outros clubes brasileiros (RS Futebol e Juventude) e europeus (Porto e Dínamo Moscou).
Em 2006, o jogador retornou ao Fluminense, onde permaneceu até o final de 2008, vivendo seu melhor momento em campo usando a camisa 3. Ele foi campeão da Copa do Brasil em 2007, ajudou o clube a chegar à final da Copa Libertadores e, pela primeira vez em sua carreira, foi convocado para a seleção brasileira. Com a equipe olímpica, conquistou duas medalhas de bronze: em Pequim (2008) e Londres (2012).
Pela seleção brasileira principal, Thiago disputou quatro Copas do Mundo, sendo capitão em três delas: Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022). O defensor conquistou os títulos da Copa América (2019) e da Copa das Confederações (2013), totalizando 113 jogos e sete gols pela Seleção.
No exterior, Thiago Silva fez jus ao apelido de “Monstro” dado pela torcida tricolor. Ele foi campeão italiano e da Supercopa da Itália em 2011. No ano seguinte, foi contratado pelo Paris Saint-Germain (França), onde conquistou sete títulos consecutivos do Campeonato Francês. Em 2020, o brasileiro trocou o PSG pelo Chelsea (Inglaterra). No ano seguinte, ele ajudou o time a conquistar a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes da FIFA.