Ucrânia ataca infraestrutura energética russa; Moscou diz que 50 drones foram abatidos

Ucrânia ataca infraestrutura energética russa; Moscou diz que 50 drones foram abatidos

A Ucrânia lançou um ataque contra a Rússia usando mais de 50 drones durante a noite de sexta-feira, 19, de acordo com o Ministério da Defesa de Moscou. As autoridades russas indicaram que o alvo aparente dos ataques eram as infraestruturas energéticas do país.

Cerca de 50 drones foram derrubados pelas defesas aéreas em oito regiões russas, incluindo 26 na região oeste de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia. Durante o ataque ucraniano, um casal morreu quando as explosões provocaram um incêndio em sua residência, conforme relatado pelo governador de Belgorod, Viacheslav Gladkov.

Drones também foram destruídos nas regiões de Briansk, Kursk, Tula, Smolensk, Riazan e Kaluga, situadas no oeste e sul da Rússia, além da região de Moscou. Normalmente, as autoridades ucranianas não comentam sobre ataques em solo russo. No entanto, muitos dos ataques com drones parecem ter como alvo a infraestrutura energética da Rússia.

Autoridades de Moscou afirmaram que um ataque com drone resultou em um incêndio em uma estação de energia elétrica em Kaluga. Outras províncias russas também relataram que os drones atingiram instalações de combustíveis e energia.

Nos últimos meses, refinarias e terminais de petróleo russos se tornaram alvos prioritários de ataques com drones ucranianos.

Os desenvolvedores ucranianos de drones têm ampliado o alcance dessas armas há meses, numa tentativa de compensar a desvantagem da Ucrânia em termos de armamentos e tropas no campo de batalha. Os veículos aéreos não tripulados também são uma opção acessível, enquanto a Ucrânia aguarda mais assistência militar dos Estados Unidos.

Por sua vez, a Rússia atacou a Ucrânia durante a noite com sete mísseis, dos quais dois mísseis e três drones de reconhecimento foram derrubados pelas defesas aéreas, conforme informado pela Força Aérea Ucraniana no sábado.

O governador Oleh Kiper, chefe da região ucraniana de Odesa, relatou que os mísseis balísticos causaram danos à infraestrutura local durante a noite, mas não forneceu mais detalhes. Ataques anteriores na cidade às margens do Mar Negro na sexta-feira causaram danos à infraestrutura portuária, incluindo dois terminais de exportação de alimentos, de acordo com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.

Os bombardeios russos também resultaram na morte de um homem de 50 anos na cidade de Vovchansk, na província de Kharkiv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *